DILD
DILD (Sonho Lúcido induzido no sonho) é uma mais maneiras mais comuns de as pessoas obterem lucidez. Habitualmente, se as pessoas tiverem sonhos lúcidos casuais, eles são normalmente DILDs. Isto apenas indica que o sonhador ficou ciente de que está a sonhar, estando no entanto ainda dentro do sonho. DILD (e WILD) representam “categorias”, nas quais outras técnicas são usadas para atingir lucidez de uma maneira específica. DILDs não são tão confiáveis como WILDs apesar de tudo, porque não entras directamente no sonho de forma consciente, tornando a experiência mais esporádica (ainda que eles requeiram menos tempo, e se possam tornar sólidos se aplicada a paciência necessária, e são mais fáceis) mas com prática consegues facilmente atingir lucidez via DILD, com diversas técnicas. Habituando-se a ser céptico do meio envolvente, aprendendo os teus sinais oníricos, ser confiante (sem stressar) etc, são óptimas maneiras de começar.
Existem variadas maneiras para atingir um DILD
MILD, diz-se, é o método principal para produzir um DILD (especialmente durante um WBTB). Outras maneiras para atingir um DILD incluem (como descrito anteriormente) – consciência geral, testes de realidade, intenção, incubação de sonhos, sinais oníricos, meditação, foco, uso de mantras e suplementos (a maioria destes pode ser conjugada com MILD); para além de outras técnicas.
Técnicas
MILD: Sonho lúcido induzido por Mnemónica – antes de ir para a cama, afirma para ti mesmo que vais ganhar lucidez num sonho usando mantras, meditação, etc. ou seja, de qualquer modo que consigas. O objectivo é reafirmares para ti próprio que vais ficar lúcido nos teus sonhos.
Testes de realidade: TR’s são provavelmente uma das maiores ajudas para obter DILDs. Se ganhares o hábito de os praticar, as tuas chances de atingir um DILD sobem consideravelmente. Quando fazes um teste de realidade queres levar o teu tempo com o mesmo. Alguns dos testes de realidade mais comuns são tapar o nariz e tentar respirar, puxar o teu dedo da mão para ver se estica, verificar relógios e outro tipo de objectos semelhantes. De uma forma geral, o próprio questionamento é um teste de realidade. Está atento a pessoas que agem de modo engraçado, observa o meio envolvente o maior número de vezes que conseguires. Se algo estranho acontecer, faz um teste de realidade. Apenas certifica-te que não os fazes de ânimo leve ou com pouca consciência da tua acção, fazê-los um hábito mecânico não resulta. Questiona-te profundamente sobre se estás a sonhar.
Sinais oníricos: Os sinais oníricos são elementos que frequentemente aparecem nos teus sonhos. Seja uma pessoa, um local, um objecto, uma emoção, ou qualquer outra coisa. Se usares um jornal dos sonhos, tu podes lê-lo e encontrar elementos recorrentes. Se te tornares consciente destes elementos que se repetem nos teus sonhos, podes treinar-te para ficares mais ciente deles. Se possível, sempre que vires este elemento (local, pessoa, sensação, objecto, etc), faz um teste de realidade. Isto vai ajudar-te a transpor o hábito para os teus sonhos pois estás a ganhar consciência sempre que ocorre, ajudando-te a ficar lúcido.
Incubação de sonhos: a incubação de sonhos é uma espécie de combinação entre visualização e MILD. O objectivo é implantares determinado pensamento e/ou ideia no tu sonho. Imagina determinada situação, simples por sinal, onde te vês a realizar um teste de realidade e ganhar lucidez. Podes mesmo imaginar o que farias como se estivesses mesmo no sonho. Continua a repetir o exercício várias vezes. Quando estás na cama pronto a dormir, quando acordas, a meio da noite ou ao fazeres um WBTB, imagina os detalhes e representa-te como se estivesses mesmo lúcido. De outra maneira também podes concretizar o exercício, mas visualizando apenas até determinado momento, sem teres de te imaginar obrigatoriamente a tornares-te lúcido. Isto vai ajudar-te se quiseres sonhar com algo específico.
Meditação: meditação pode ajudar-te em vários aspectos da tua vida, mas também é uma ferramenta preciosa quando se trata de sonhos lúcidos. Meditação e foco no pensamento de ficar consciente nos sonhos ou na vida desperta, mas medita especialmente nos teus sonhos. Podes fazer isto a qualquer momento, e fazê-lo antes de ires para a cama pode ser especialmente útil. Mas lembra-te também que “limpar” a tua mente antes de ires dormir também te ajuda a ficar lúcido.
Consciência Contínua: consciência contínua é exactamente o que parece. Estar genericamente consciente ao longo do dia é uma das melhores ajudas que podes ter nos teus DILDs. É no entanto mais fácil falar do que fazer. A intenção é que te desvies do modo de “auto-piloto”, o que pode ser difícil ao início. Faz as coisas conscientemente. Agir com consciência, e viver ciente vai-te ajudar imenso a ganhar lucidez. Consciência Contínua Diária, também conhecida como ADA, é uma das novas e mais populares técnicas na comunidade Dreamviews. A ideia de um modo geral é exactamente como te soa: apreendendo o meio envolvente sempre que possível, sempre que fizeres testes de realidade usa bastante tempo e procura observar detalhes nos quais não reparaste anteriormente.
Outros links
Mais sobre MILD
Mais sobre Mantras
Mais sobre Testes de Realidade
Mais sobre Sinais Oníricos
Mais sobre Incubação de sonhos
Técnica da Consciência Esporádica por Puffin
Mais sobre Consciência Contínua Diária
|
|
Bookmarks